sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Cerca Ecológica na Record News Paulista

Ola!
Abaixo segue o vídeo da minha entrevista para a Record News Paulista, que foi exibida dia 02 de fevereiro de 2010.



Abraço!

Cerca Ecológica na TV TEM

Oi gente! segue abaixo a matéria que passou na TV TEM (Rede Globo) no di a 18 de fevereiro de 2010!



Obrigado!

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Cerca ecológica paulista será exemplo de inovação no campo no Nordeste!

Cerca ecológica paulista será exemplo de inovação no campo no Nordeste
15/01/2010
A busca pela qualidade de vida foi o principal motivo de um produtor de leite de Tupã trocar o alto custo de vida da capital paulista pela tranquilidade na Estância Santa Mônica, em Tupã, onde ocorreu o segundo encontro De Produtor para Produtor. O evento integra uma das ações do projeto Lucra Leite, desenvolvido pelo Sebrae-SP, que reuniu mais de 130 pessoas, no dia 4 de dezembro.

Com produção média mensal de 80 litros de leite e proprietário de 20 cabeças de gado, João Luiz Alves de Andrade é autor da cerca ecológica feita com materiais retirados do próprio sítio, economizando, portanto, no custo de produção. Ele pretendia resolver o acelerado processo de apodrecimento das estacas de madeira causado pelo excesso de chuva. Para preservar a cerca e conservá-la por mais tempo, o criativo produtor adotou o bambu como estrutura básica da cerca e moldou a parte externa com garrafa pet que, com o auxílio do calor, se transforma em um material mais maleável. Por fim, no interior do bambu, João Luiz preencheu com cimento para evitar a dilatação do bambu.

Segundo ele, é possível construir 22 piquetes com 300 metros quadrados cada um a um custo médio de produção de R$ 2.500. "Sou considerado um guardião ecológico, consciente da preservação do meio ambiente", diz o produtor. Fátima Lamar, coordenadora nacional da carteira de leite e derivados do Sebrae-NA, estava de olho nas inovações que nascem porteira adentro. Para ela, a tecnologia nos laboratórios móveis empregada pelo parceiro do
Sebrae/SP, o Instituto Biosistêmico (IBS), e a cerca ecológica vão fazer parte do Encontro Nordestino no Setor de Leite e Derivados (Enel), que acontecerá em Aracaju, capital sergipana, em junho de 2010.

"O setor leiteiro cresceu muito e é a primeira carteira de agronegócio do Sebrae que aumentou em número de projetos e também em volume de recursos aplicados pela entidade, no triênio 2010/2012", ressalta a coordenadora nacional, que destaca o aumento de 18 para os atuais 88 projetos de leite apoiados pelo
Sebrae/SP.